Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar – professores, técnicos e Direção –  que pretende dar resposta a alunos cuja motivação e expetativas académicas põem em causa o seu sucesso, com problemas de natureza disciplinar e/ou de absentismo e até de integração, com sérias carências de índole socioeconómica, oriundos de famílias desestruturadas, prevenindo o abandono escolar, numa ação concertada com os diretores de turma, as famílias (contactos presenciais e domiciliários), a Direção, o ASE, o SPO, a Técnica de Serviço Social, a CPCJ, o Centro Comunitário da Cruz Vermelha, as autarquias, os Serviços de Saúde, a Segurança Social / Núcleo do RSI / EMAT, entre outros.

Atendendo aos objetivos gerais do Projeto Educativo e do projeto TEIP, desenvolve um conjunto de estratégias diversificadas, constituindo os principais objetivos do GAAF orientar alunos em risco de insucesso escolar, diminuir os problemas disciplinares, reduzir o absentismo e abandono precoce, melhorar o clima do agrupamento e desenvolver a autonomia, a responsabilização e a participação ativa da Comunidade na construção do seu futuro, com Saúde e bem-estar.

Este Gabinete responde também ao nível da avaliação e intervenção psicológica, da orientação vocacional dos alunos, do apoio e mediação social a alunos e famílias. Procura-se ainda prevenir e trabalhar as possíveis situações de indisciplina, aplicar novas estratégias de promoção do sucesso escolar, mediar conflitos e contribuir para um melhor funcionamento e clima da escola.

São também implementados programas de competências sociais e de tutorias para alunos e uma intervenção dirigida a pais/encarregados de educação, promotora de uma convivência familiar saudável, indispensável para o processo de formação integral do jovem e também fomentar da participação proativa /positiva dos pais no contexto escolar.

Neste ano (20-21), graças a candidaturas  realizadas pelo AEPrado, conseguimos contar com a colaboração e intervenção de mais duas técnicas especializadas, uma de terapia da fala e uma de teatro.

A sua ação tem-se desenvolvido desde o início do ano e vem complementar o trabalho desenvolvido pelo GAAF e permitir uma cada vez maior adaptação e especialização das respostas às necessidades reais dos alunos e das suas famílias. 

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. 

Promove juntamente com os docentes o treino de competências fonológicas garantindo  a exposição a experiências linguísticas e de aprendizagem da leitura e escrita, fatores determinantes ao sucesso escolar dos alunos.

A Técnica de Teatro, ao usar essa Arte como ferramenta educativa  na sala de aula, promove uma série de competências: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a colocação da voz, aprende a relacionar-se com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas, desenvolve a criatividade, trabalha a cidadania,  ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contacto com obras clássicas, fábulas, contos tradicionais; ajuda os alunos a  desinibirem-se e a adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento. 

A composição da equipa GAAF é a seguinte:

Isabel Macedo (Coordenadora)
Fátima Rodrigues (Psicóloga)
Susana Fernandes ( assistente social)
Márcia Peixoto (Psicóloga)
Lara Araújo ( terapeuta da fala)
Renata Flaiban (técnica de teatro)