Programa Eco-Escolas na EB1/JI de Cervães
O Programa Eco Escolas é coordenado a nível nacional pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) com o apoio da Comissão Nacional do Projeto e a Nível Internacional pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE).
O Programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível autoriza a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam, no entanto, a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Este Programa Eco – Escolas foi implementado em Portugal a partir do ano letivo 1996/97. Encontra-se implementado em concelhos pertencentes a todos os distritos e regiões autónomas do país e pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Pretende, assim, encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade; estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças na tomada de decisões e implementação das ações; motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário; fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem; divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional e contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local.
O Programa Eco Escolas segue uma metodologia inspirada na Agenda 21 que, de forma simplificada, se enuncia em sete passos: Conselho eco escolas, Auditoria ambiental, Plano de ação, Monitorização/ avaliação, Trabalho curricular, Divulgação à comunidade, Eco código.
Em termos temáticos, todas as Eco Escolas deverão tratar obrigatoriamente os temas base: água, resíduos e energia, escolher um entre os temas do ano sugeridos pelo Programa: agricultura biológica, floresta ou mar e escolher ou não temas complementares: transportes, ruído, espaços exteriores, biodiversidade, alterações climáticas ou apresentar outros.
Nesta sequência, ao apresentar a sua candidatura ao Programa Eco Escolas, a nossa escola de primeiro ciclo do ensino básico com jardim de infância pretendeu seguir a metodologia proposta, concretizar o seu plano de ação e realizar atividades no âmbito dos temas escolhidos. Devido à catástrofe dos incêndios verificada, no presente ano 2017/2018 há mais um tema obrigatório – Floresta.
Em paralelo com a concretização do plano de ação somos desafiados a participar em diversos subprojetos que procuram (in) formar, aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas. Há um trabalho curricular avaliado pelo empenho, envolvimento e desempenho dos alunos. Todas as atividades de recolha têm o seu momento de divulgação à comunidade de modo a facultar e motivar também a sua participação. Só assim conseguiremos um Eco- código de alunos capazes de, “num amanhã”, serem cidadãos ativos, intervenientes, responsáveis e competentes para reconhecerem o meio ambiente como património universal que por todos deve ser preservado.
Professora Júlia Barbosa