Realizar
um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição
sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada.
Quando é pedido a um aluno que realize um trabalho, supõe-se que demonstre competências nos domínios de: · recolha de informação (capacidade de pesquisa, de leitura e de síntese); · tratamento rigoroso da informação (saber citar um texto de outrem, etc); · organização da informação; · apresentação do trabalho de acordo com as regras estabelecidas.Seguem-se as etapas que qualquer aluno terá que atravessar para realizar um bom trabalho escrito de pesquisa.
1ª ETAPA: A ESCOLHA DO TEMA Quando o trabalho é proposto pelo professor, o aluno tem de compreender muito bem o tema que se pretende: o tema tem que ser bem definido. Quando o trabalho é da livre iniciativa do aluno, este deve escolher o tema tendo em conta três critérios fundamentais: · a capacidade individual – não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades; · as fontes de consulta - é necessária a existência de documentação para consulta e se está ou não acessível; · Se o aluno souber com rigor o que se pretende com o trabalho, evitará atrapalhações e dificuldades na sua elaboração. Deverá escolher um tema que vá de encontro aos seus interesses.
2ª ETAPA: RECOLHA DE INFORMAÇÃO Uma vez escolhido o tema que o aluno vai abordar, este deve começar por saber que obras tratam desse tema e se estão à sua disposição (bibliotecas, livrarias, etc...). As fontes de informação mais acessíveis são as obras escritas que o aluno tem ao seu dispor na biblioteca da escola. Para recolha dessa informação existem três fontes essenciais: · dicionários: definem o sentido das palavras; · enciclopédias: oferecem uma visão geral do assunto; ·
· meios de comunicação: jornais, revistas, internet; · entrevistas directas: a pessoas competentes na matéria; · Quando existem muitas fontes que o aluno pode consultar põe-se a pergunta: Por onde começar? Deve-se sempre começar pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema, por exemplo uma enciclopédia ou um manual. A recolha de informação poderá ser feita através de: · tomada de notas · pequenos resumos · palavras-chave · Poderá ser também utilizada uma ficha bibliográfica que serve para registar informação, de modo a que se possa constantemente aumentá-la e consultá-la. Eis um exemplo:
1. Biblioteca e localização respectiva do livro (cota). 2. Referência bibliográfica das obras consultadas.
3º ETAPA: O PLANO DO TRABALHO Depois de reunida toda a informação, é conveniente elaborar um plano do trabalho para evitar que este seja vago e confuso porque não existiu uma ordenação das ideias. Deste plano resultará: · a divisão do trabalho em capítulos e/ou subcapítulos; · A informação deve ser seleccionada conforme o tema em estudo. Deverá ser eliminada toda a informação supérflua e confusa e a isto chama-se filtragem da informação. Após a filtragem, é necessário ordenar as ideias. Ordenar é "arrumar" as informações numa sequência lógica. Para tal, pode –se fazer um índice esquemático ou uma lista de palavras ou ideias-chave. Este plano do trabalho poderá ser alterado durante a elaboração do trabalho. De acordo com o plano, procuram-se as informações nas fontes já citadas. Feito este plano, poder-se-á estabelecer uma calendarização provisória. Para isso consulta o final desta ficha.
4º ETAPA: REDACÇÃO DO TRABALHO Se foi feito um bom plano a redacção do trabalho será muito mais fácil. Eis algumas sugestões que deves ter em conta quando redigires o trabalho: · nunca utilizes termos ou conceitos sem os definires; · procura utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas; · constrói frase curtas; · procura que cada parágrafo corresponda a apenas uma ideia; · procurar espaçar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura. Deverás utilizar o itálico ou o sublinhado nos seguintes casos: · títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte; · palavras estrangeiras; · frases ou palavras que queiras evidenciar.
De um modo geral, um trabalho escrito deverá conter por esta ordem: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexo (facultativo). CAPA A capa pode ser simples: só com os elementos essenciais - nome da escola, título do trabalho, nome da disciplina, identificação do aluno(s) – nome, ano, turma, número - e data ou pode conter desenhos, gravuras e fotografias alusivas ao seu conteúdo.
ÍNDICE No índice deve constar o nome de cada uma das partes do trabalho indicando à frente o número da página onde se inicia o assunto de cada uma dessas partes.
INTRODUÇÃO Na introdução, informa-se o leitor sobre o tema que se vai tratar e como se vai tratá-lo. Pode-se também referir os motivos da escolha do tema, as dificuldades encontradas para o estudar e as vantagens de estudar o assunto, bem como outras informações que se considerem importantes.
DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central. Deve ser redigido em texto e não por tópicos e pode ser ilustrado. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas. Podem ser feitas citações dos autores consultados. As citações devem ser curtas e devem estar bem destacadas entre aspas. Exemplo: "As armas e os barões assinalados/ Que da ocidental praia Lusitana...". Se retirarmos uma parte do texto, devemos assinalá-lo com parêntesis curvos ou rectos, ou seja, assim (...ou assim [...]. Teremos depois de referir o autor e a obra de onde se retirou a citação. Muitos alunos limitam-se a copiar textos inteiros sem fazer qualquer referência às fontes de onde tiraram a informação. Isto é completamente errado! Deve-se, sempre que copiamos o que os outros disseram, fazer-se citações.
CONCLUSÃO A conclusão é obviamente o final do trabalho. Deve ser breve e nela se faz uma síntese do assunto que se desenvolveu anteriormente.
BIBLIOGRAFIA Para indicação da bibliografia deve indicar-se por esta ordem os seguintes aspectos, separados por vírgulas: · último nome do autor, isto é o apelido, em maiúsculas, seguido de vírgula e do · nome próprio (CAMÕES, Luís de); · se forem dois ou mais autores, pode simplificar-se indicando apenas o nome do · primeiro autor, seguido da expressão et al (expressão que significa e outros); · título da obra em itálico ou sublinhado; · número do volume; · nome da editora; · local da edição; · data da edição (se não tiver data de edição escreve-se s/d, que significa sem · Exemplo: CAMÕES, Luís de, Os Lusíadas, Figueirinhas, Porto, 1978. Na lista bibliográfica, os autores devem ficar por ordem alfabética de apelidos. Se a publicação não tiver autor definido, o título deve ser escrito em maiúsculas. Exemplo: NOVA ENCICLOPÉDIA VERBO JUVENIL, volume V, Editorial Verbo, Lisboa 1977.
ANEXOS Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas inquéritos, gráficos, e outros documentos. Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho.
5ª ETAPA: APRESENTAÇÃO E ILUSTRAÇÃO DO TRABALHO
APRESENTAÇÃO Uma boa apresentação, agrada à vista e influencia positivamente quem lê. Para que uma trabalho tenha um aspecto agradável dever-se-á: · usar folhas lisas, brancas, de formato A4; · escrever apenas de um dos lados da folha; · a primeira página deverá ser a capa; · na segunda página, apresentar o índice; · na terceira página, apresentar a introdução e nas seguintes o desenvolvimento · do trabalho; · na última folha, dever-se-á inserir a bibliografia e de seguida os anexos, caso · existam; · pôr títulos e subtítulos de forma bem saliente; · deixar margens do lado da página que permitam anotações por parte do · professor e a encadernação do trabalho; · fazer uma caligrafia legível quando não for possível utilizar computador ou · máquina de escrever; · não entregar folhas riscadas ou cheias de emendas; · numerar as páginas, excepto a capa; · numerar e legendar todas as figuras; · pôr capas protectoras no trabalho - folha de acetato, cartolinas, etc.
ILUSTRAÇÃO Qualquer tema pode ser ilustrado recorrendo a gravuras, fotografias, mapas, gráficos, etc. Todas as imagens devem estar sempre relacionadas com o texto e deverão ser colocadas próximo do assunto que ilustram. Deverão ter sempre uma legenda explicativa.
RESUMINDO: Para levar a bom termo a realização de um trabalho escrito deve-se: · Escolher os temas de acordo com a capacidade individual, as fontes de consulta e o tempo disponível; · Definir com clareza os objectivos do trabalho; · Procurar informações nas bibliotecas, mas não desprezar outras fontes; · Arrumar as ideias em esquema, antes de começar a redigir, · Não copiar sem citar; · Transcrever com fidelidade as ideias dos outros; · Identificar as fontes de informação; · Cuidar da apresentação do trabalho; · Pedir a orientação do professor nas várias etapas do trabalho.
Bibliografia consultada: GOMES, Isabel e outros, Eu vou fazer um Trabalho, Porto Editora, Porto,1995. |