Como realizar um trabalho

 

Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada.

Quando é pedido a um aluno que realize um trabalho, supõe-se que demonstre competências nos domínios de:

· recolha de informação (capacidade de pesquisa, de leitura e de síntese);

· tratamento rigoroso da informação (saber citar um texto de outrem, etc);

· organização da informação;

· apresentação do trabalho de acordo com as regras estabelecidas.

Seguem-se as etapas que qualquer aluno terá que atravessar para realizar um bom trabalho escrito de pesquisa.

 

1ª ETAPA: A ESCOLHA DO TEMA

Quando o trabalho é proposto pelo professor, o aluno tem de compreender muito bem o tema que se pretende: o tema tem que ser bem definido.

Quando o trabalho é da livre iniciativa do aluno, este deve escolher o tema tendo em conta três critérios fundamentais:

· a capacidade individual – não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades;

· as fontes de consulta - é necessária a existência de documentação para consulta e se está ou não acessível;

· o tempo que dispõe – se o tempo for curto, há necessidade de limitar a investigação.

Se o aluno souber com rigor o que se pretende com o trabalho, evitará atrapalhações e dificuldades na sua elaboração.

Deverá escolher um tema que vá de encontro aos seus interesses.

 

2ª ETAPA: RECOLHA DE INFORMAÇÃO

Uma vez escolhido o tema que o aluno vai abordar, este deve começar por saber que obras tratam desse tema e se estão à sua disposição (bibliotecas, livrarias, etc...).

As fontes de informação mais acessíveis são as obras escritas que o aluno tem ao seu dispor na biblioteca da escola. Para recolha dessa informação existem três fontes essenciais:

· dicionários: definem o sentido das palavras;

· enciclopédias: oferecem uma visão geral do assunto;

· livros especializados: desenvolvem os temas.


No entanto, existem outras fontes que podem ser consultadas:

· meios de comunicação: jornais, revistas, internet;

· entrevistas directas: a pessoas competentes na matéria;

· visitas de estudo.

Quando existem muitas fontes que o aluno pode consultar põe-se a pergunta:

Por onde começar?

Deve-se sempre começar pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema, por exemplo uma enciclopédia ou um manual.

A recolha de informação poderá ser feita através de:

· tomada de notas

· pequenos resumos

· palavras-chave

· esquemas/mapas

Poderá ser também utilizada uma ficha bibliográfica que serve para registar informação, de modo a que se possa constantemente aumentá-la e consultá-la.

Eis um exemplo:

1. CRE

(37 SRF)

 2. SERAFINI, Maria Teresa, Como Se Faz Um Trabalho Escolar, Lisboa, Presença

1. Biblioteca e localização respectiva do livro (cota).

2. Referência bibliográfica das obras consultadas.

 

3º ETAPA: O PLANO DO TRABALHO

Depois de reunida toda a informação, é conveniente elaborar um plano do trabalho para evitar que este seja vago e confuso porque não existiu uma ordenação das ideias.

Deste plano resultará:

· a divisão do trabalho em capítulos e/ou subcapítulos;

· os aspectos ou ideias que se vão apresentar.

A informação deve ser seleccionada conforme o tema em estudo. Deverá ser eliminada toda a informação supérflua e confusa e a isto chama-se filtragem da informação.

Após a filtragem, é necessário ordenar as ideias. Ordenar é "arrumar" as informações numa sequência lógica. Para tal, pode –se fazer um índice esquemático ou uma lista de palavras ou ideias-chave.

Este plano do trabalho poderá ser alterado durante a elaboração do trabalho.

De acordo com o plano, procuram-se as informações nas fontes já citadas.

Feito este plano, poder-se-á estabelecer uma calendarização provisória. Para isso consulta o final desta ficha.

 

4º ETAPA: REDACÇÃO DO TRABALHO

Se foi feito um bom plano a redacção do trabalho será muito mais fácil.

Eis algumas sugestões que deves ter em conta quando redigires o trabalho:

· nunca utilizes termos ou conceitos sem os definires;

· procura utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas;

· constrói frase curtas;

· procura que cada parágrafo corresponda a apenas uma ideia;

· procurar espaçar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura.

Deverás utilizar o itálico ou o sublinhado nos seguintes casos:

· títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte;

· palavras estrangeiras;

· frases ou palavras que queiras evidenciar.

 

De um modo geral, um trabalho escrito deverá conter por esta ordem: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexo (facultativo).

CAPA

A capa pode ser simples: só com os elementos essenciais - nome da escola, título do trabalho, nome da disciplina, identificação do aluno(s) – nome, ano, turma, número - e data ou pode conter desenhos, gravuras e fotografias alusivas ao seu conteúdo.

 

ÍNDICE

No índice deve constar o nome de cada uma das partes do trabalho indicando à frente o número da página onde se inicia o assunto de cada uma dessas partes.

 

INTRODUÇÃO

Na introdução, informa-se o leitor sobre o tema que se vai tratar e como se vai tratá-lo. Pode-se também referir os motivos da escolha do tema, as dificuldades encontradas para o estudar e as vantagens de estudar o assunto, bem como outras informações que se considerem importantes.

 

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central. Deve ser redigido em texto e não por tópicos e pode ser ilustrado. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas. Podem ser

feitas citações dos autores consultados. As citações devem ser curtas e devem estar bem destacadas entre aspas.

Exemplo: "As armas e os barões assinalados/ Que da ocidental praia Lusitana...". Se retirarmos uma parte do texto, devemos assinalá-lo com parêntesis curvos ou rectos, ou seja, assim (...ou assim [...]. Teremos depois de referir o autor e a obra de onde se retirou a citação.

Muitos alunos limitam-se a copiar textos inteiros sem fazer qualquer referência às fontes de onde tiraram a informação. Isto é completamente errado! Deve-se, sempre que copiamos o que os outros disseram, fazer-se citações.

 

CONCLUSÃO

A conclusão é obviamente o final do trabalho. Deve ser breve e nela se faz uma síntese do assunto que se desenvolveu anteriormente.

 

BIBLIOGRAFIA

Para indicação da bibliografia deve indicar-se por esta ordem os seguintes aspectos, separados por vírgulas:

· último nome do autor, isto é o apelido, em maiúsculas, seguido de vírgula e do

· nome próprio (CAMÕES, Luís de);

· se forem dois ou mais autores, pode simplificar-se indicando apenas o nome do

· primeiro autor, seguido da expressão et al (expressão que significa e outros);

· título da obra em itálico ou sublinhado;

· número do volume;

· nome da editora;

· local da edição;

· data da edição (se não tiver data de edição escreve-se s/d, que significa sem

· data).

Exemplo: CAMÕES, Luís de, Os Lusíadas, Figueirinhas, Porto, 1978.

Na lista bibliográfica, os autores devem ficar por ordem alfabética de apelidos.

Se a publicação não tiver autor definido, o título deve ser escrito em maiúsculas.

Exemplo: NOVA ENCICLOPÉDIA VERBO JUVENIL, volume V, Editorial Verbo, Lisboa 1977.

 

ANEXOS

Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas inquéritos, gráficos, e outros documentos. Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho.


5ª ETAPA: APRESENTAÇÃO E ILUSTRAÇÃO DO TRABALHO

 

APRESENTAÇÃO

Uma boa apresentação, agrada à vista e influencia positivamente quem lê.

Para que uma trabalho tenha um aspecto agradável dever-se-á:

· usar folhas lisas, brancas, de formato A4;

· escrever apenas de um dos lados da folha;

· a primeira página deverá ser a capa;

· na segunda página, apresentar o índice;

· na terceira página, apresentar a introdução e nas seguintes o desenvolvimento

· do trabalho;

· na última folha, dever-se-á inserir a bibliografia e de seguida os anexos, caso

· existam;

· pôr títulos e subtítulos de forma bem saliente;

· deixar margens do lado da página que permitam anotações por parte do

· professor e a encadernação do trabalho;

· fazer uma caligrafia legível quando não for possível utilizar computador ou

· máquina de escrever;

· não entregar folhas riscadas ou cheias de emendas;

· numerar as páginas, excepto a capa;

· numerar e legendar todas as figuras;

· pôr capas protectoras no trabalho - folha de acetato, cartolinas, etc.

 

ILUSTRAÇÃO

Qualquer tema pode ser ilustrado recorrendo a gravuras, fotografias, mapas, gráficos, etc. Todas as imagens devem estar sempre relacionadas com o texto e deverão ser colocadas próximo do assunto que ilustram. Deverão ter sempre uma legenda explicativa.

 

RESUMINDO:

Para levar a bom termo a realização de um trabalho escrito deve-se:

· Escolher os temas de acordo com a capacidade individual, as fontes de consulta e o tempo disponível;

· Definir com clareza os objectivos do trabalho;

· Procurar informações nas bibliotecas, mas não desprezar outras fontes;

· Arrumar as ideias em esquema, antes de começar a redigir,

· Não copiar sem citar;

· Transcrever com fidelidade as ideias dos outros;

· Identificar as fontes de informação;

· Cuidar da apresentação do trabalho;

· Pedir a orientação do professor nas várias etapas do trabalho.

 

Bibliografia consultada:

GOMES, Isabel e outros, Eu vou fazer um Trabalho, Porto Editora, Porto,1995.